Visite Évora

Visite Évora

Como chegar

A Região de Évora é atravessada no sentido transversal pela auto-estrada Lisboa-Madrid (A6).
Longitudinalmente, o IP2 une as capitais de distrito do Alentejo interior (Beja, Évora e Portalegre) ao Algarve e à Beira Baixa.
Vindo do Norte pela A1 Porto-Lisboa, entra-se na Região tomando a saída para Santarém e seguindo a direcção A13. Esta auto-estrada entronca na A6 entre Marateca e Vendas Novas.
Vindo do Algarve, quem optar pela A2 (Faro-Lisboa) encontra a mesma A6 na Marateca.
Vindo de Espanha, pode entrar-se na Região por Elvas (A6) e por S. Leonardo (junto a Mourão / Alqueva).
Quem não se desloca em transporte próprio, tem à disposição a Rede Nacional de Expressos, com carreiras regulares para Évora a partir de qualquer ponto do país (www.rede-expressos.pt) e as vias férreas que ligam Faro e Lisboa à cidade de Évora (www.cp.pt).
A circulação na Região é simples. As estradas secundárias e municipais constituem, por si só, percursos de descoberta com trânsito relativamente reduzido e excelentes vistas panorâmicas.
Quem pretender visitar a Região em autonomia mas não tem transporte próprio, pode recorrer aos Carros de Aluguer (identificados com a letra A nas portas laterais), aos Táxis e aos Rent-a-Car. Na cidade de Évora existe uma “Linha Azul”, serviço de autocarro que circula pelos principais locais da cidade.
Existem carreiras regulares de autocarro que ligam diariamente as várias localidades da Região. Os seus horários estão adaptados às necessidades laborais e escolares dos residentes, pelo que a sua utilização com objectivos turísticos nem sempre é fácil, sobretudo quando se pretende uma pequena viagem de ida e volta no mesmo dia.

 

Onde ficar

A diversidade da oferta é uma das características do alojamento na Região mas, ao contrário do que sucedia há uns anos atrás, a informação é abundante e bastante detalhada.
Hoje, pode visitar através da net as Pousadas Históricas, belos hotéis conventuais de 4 e 5 estrelas ou requintados hotéis rurais; apreciar a qualidade de outras unidades de hotelaria tradicional, de pequena e média dimensão; sentir o acolhimento familiar e a tranquilidade das casas de Turismo em Espaço Rural; ou ver por dentro o ambiente dos Parques de Campismo.
Todas as unidades de alojamento servem pequenos almoços. Quando não dispõem de serviço de restaurante, nomeadamente no caso do Turismo em Espaço Rural, por vezes servem as refeições principais mediante solicitação prévia.

 

Onde comer

Se utilizar critérios como a importância atribuída à decoração e ao conforto, o profissionalismo do atendimento, a variedade da ementa, a qualidade da confecção, o apuro das chamadas “especialidades da casa” ou a generosidade da carta de vinhos, verificará que existem na Região restaurantes de todas as categorias, para todos os gostos e, também, para todas as bolsas.
Ainda há “tascas” genuínas onde se come muito bem.
Há restaurantes médios, bons e muito bons, uns com a chamada “cozinha honesta”, outros com rasgos de génio em alguns pratos.
E há restaurantes de topo de gama: de abertura relativamente recente ou já muito testados pelo tempo; de uma extrema fidelidade à gastronomia regional ou com propostas de recriação “gourmet” da tradição, sempre com base nos melhores produtos locais.
Se não puder ou não quiser deleitar-se todos os dias com a boa gastronomia alentejana, saiba que tem outras opções: cafetarias com serviço de refeições ligeiras, casas especializadas em sanduíches e saladas e boas pastelarias para lanchar.
Só tem que ter cuidado com as horas: quase todas as cozinhas dos restaurantes fecham às 22h e são poucas as excepções que confirmam a regra.
Fora de horas, pode contar com serviço de snack em algumas cafetarias, bares e discotecas.

 

É útil saber

Se tiver algum problema de saúde durante a sua estadia na Região de Évora, recorra aos Centros de Saúde, existentes em todas as sedes de concelho, ou ao Hospital de Évora, com serviços de urgência 24 horas por dia.
Se é cidadão da União Europeia, da Islândia, Liechtenstein, Noruega ou Suíça, e é beneficiário de um sistema de segurança social no seu país, faça-se acompanhar do Cartão Europeu de Seguro de Doença. Este cartão assegura-lhe a prestação de cuidados de saúde nos serviços oficiais e/ou convencionados, sendo-lhe cobradas apenas as taxas e/ou comparticipações em vigor para os cidadãos nacionais.
Adaptado de:


Compreensão de leitura


Escolha a opção adequada (UMA SÓ em cada item), de acordo com o texto, como no exemplo:

Exemplo 0. Por Évora...
a) passa a A6.
b) passam a A2 e a A6.
c) passam a A6 e o IP2. X

1. O texto recomenda aos visitantes andarem pela região...
a) de autocarro.
b) de carro.
c) de comboio.

2. A A6 passa por...
a) Elvas.
b) Elvas e Santarém.
c) Santarém.

3. As estradas da região de Évora...
a) costumam ter engarrafamentos.
b) têm interesse turístico.
c) têm pouca circulação de autocarros.

4. Em Évora...
a) existem autocarros urbanos.
b) há autocarros urbanos para os turistas.
c) não existem autocarros urbanos.

5. Em Évora, pode-se comer...
a) em restaurantes topo de gama por pouco dinheiro.
b) em todo o tipo de restaurantes por pouco dinheiro.
c) por pouco dinheiro.

6. Em Évora, pode-se comer comida regional...
a) em restaurantes bons e em cafetarias com serviço de refeições ligeiras.
b) em restaurantes médios e em restaurantes topo de gama.
c) em tascas, em restaurantes médios e em cafetarias com serviço de refeições ligeiras.

7. O Cartão Europeu de Seguro de Doença...
a) dá acesso, embora restrito, ao serviço público de saúde português.
b) é um direito de todos os cidadãos da União Europeia.
c) não é um documento exclusivo da União Europeia.

8. O serviço público de saúde português...
a) é gratuito para os portugueses, mas não para os turistas.
b) é gratuito para os turistas, mas não para os portugueses.
c) não é gratuito para os turistas nem para os portugueses.


Chave de respostas

1b
2a
3b
4a
5c
6b
7c
8c


+EXÁMENES RESUELTOS

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...